Quem somos?


RAZÕES PARA A CRIAÇÃO DE MAIS UM BLOG

            Como é difícil apresentar as razões ou motivações para a criação desse espaço virtual, mais um, já que nenhuma reunião com protocolo, apresentação de projeto e ata foi realizada. A criação deste blog, como se pode perceber logo de início, não tem como objetivo manifestar os prolegômenos de uma teologia alternativa, salvadora, “verdadeiramente” cristã. Mais longe ainda de nós está qualquer espécie de messianismo raivoso ou dissimulado, proprietário de todas as soluções, tão comum nas trincheiras virtuais dos fundamentalismos modernos.
            Este blog é o resultado de conversas informais, sempre parceira de textos instigantes e amigos, bíblicos, filosóficos, literários, libertários..., que foram produzindo amadurecimento, consciência e uma profunda sensação de inadequação. Adquiridas a consciência e a sensação de inadequação, a maioria dos homens opta pela mística do deserto ou pela luta armada; nós fazemos a opção por aquilo que nos trouxe até aqui, a fragilidade de uma Palavra, provocadora de um pertinente diálogo e da ação.
            Aliás, não sabemos que outras armas poderia o cristão usar que não o testemunho honesto e atualizado desta Palavra-Gente, Jesus Cristo, amor eternamente presente, abraço e olhar cristalino entre homens e mulheres adoecidos pelo desamor. O saudoso Comblin é certamente parceiro nesta caminhada: "O testemunho é a arma sem armas, a ausência de armas que é a maior arma dos desarmados. O testemunho enfrenta as estruturas de pecado pela única força da palavra com a ambição de destruir essas estruturas na mente, no coração, no interior dos homens.”[1]
            Eis uma boa razão para a existência e a manutenção deste espaço virtual. O diálogo e a celebração da vida, postos na órbita dessa fragilidade que nos leva ao poder, deste poder que nos leva à fragilidade. Assim, frágeis, mas dispostos a enfrentar a morte, convidamos a todos para participar desse espaço arejado, onde o evangelho e suas honestas implicações são perseguidos como ar fresco e puro para um país asfixiado pelo capitalismo religioso.
            Os textos postados, assim, são pontos de partida para o diálogo, para o aprofundamento, para a aplicação cada vez mais honesta e coerente do evangelho. Eles expressam as opiniões de articulistas engajados nessa luta por um mundo mais justo e belo aos olhos do Eterno, pastores que perceberam em si a necessidade profunda de expressar sua indignação e seu encantamento, seus sonhos e decepções, para permanecerem nesse embate profético tão antigo quanto os profetas de Israel, tão novo quanto o nascimento da última paixão.
            Para quem está respirando o mesmo ar, seja bem vindo, conspirador! Para quem se sentiu estranho, a casa também é sua. Venha exercitar o amor ao diferente, conhecer sonhos sinceros, motivados pela busca constante do Espírito que atualiza há muito um único gesto, o gesto capital, sem o qual a vida perde suas principais cores: o amor sacrificial e desinteressado de Jesus. Apresente suas opiniões, sugestões, indignações sem reservas, mas sempre respeitosamente. Acima de tudo, queremos com esse espaço virtual exercitar o amor visceral de Jesus.
            Se as razões e motivações são boas, só o tempo dirá. Ou melhor, faremos o tempo dizer que sempre vale a pena conspirar a favor da vida, do evangelho, de um protestantismo realmente protestante e revolucionário.


[1] COMBLIN, José. Teologia da Missão. Petrópolis: Editora Vozes, 1973. p.64.


Josué Chaves
pastor presbiteriano, atualmente na Igreja Presbiteriana de Rio do Sul-SC

Luciano Lourenço Borges
pastor presbiteriano, atualmente na Igreja Presbiteriana Bethel de Limeira-SP




Um comentário:

  1. Saudações!
    Fico muito feliz com esta iniciativa. Gosttei dos textos que li e já aprendi com eles.
    Parabéns.
    Abraço,
    Silas Luiz

    ResponderExcluir